Em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), também vulgarmente conhecidos como sistema “Capoto” o barramento armado desempenha uma importante função já que faz parte dos procedimentos que ao revestir as placas de isolamento, proporciona a adequada resistência mecânica, nomeadamente resistência aos impactos e à perfuração.
O barramento armado em conjunto com os restantes componentes aplicados após o barramento, proporcionarão a resistência mecânica esperada no sistema ETICS utilizado.
O barramento armado deve ser realizado pela incorporação de uma rede em fibra de vidro numa camada fresca de argamassa do sistema utilizado. A argamassa do sistema utilizado DEVE SEMPRE ser previamente aplicada e só depois incorporada a rede em fibra de vidro.
Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior são categorizados em 3 escalões (I, II e II), que se distinguem pela sua resistência aos impactos e à perfuração.
Em situações específicas deverá ser ponderado um duplo barramento, principalmente em locais acessíveis e que possam de alguma forma ser sujeitos a maior stress mecânico: locais acessíveis, zonas de garagem, locais de acesso a escolas, centros de saúde, etc.
O primeiro barramento armado deve ser realizado na horizontal, sem sobreposição da rede em fibra de vidro. Este procedimento normalmente até 2m de altura. Só depois deverá ser realizado o barramento geral, este, com sobreposição de pelo menos 10cm da rede em fibra de vidro.
Reforço de cantos
Reforço transição tipos isolamento diferentes
Reforço de vãos
Sobreposição mínima 10cm da rede