Com a crescente necessidade de aumentar a eficiência energética em edifícios existe o interesse em procurar soluções de isolamento que melhor contribuam para diminuir as perdas térmicas.
Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior ETICS (i.e. Capoto) permitem melhorar a performance térmica dos edifícios através da aplicação de uma solução de isolamento pelo exterior que utiliza placas de isolamento fixas ao suporte, para posterior aplicação de um barramento armado e finalmente o revestimento final.
O EPS grafite, através da adição de partículas de grafite, permite obter uma condutibilidade térmica de [λ] de 0,031 W/m.ºC. Isto significa que se a uma parede simples adicionarmos também 8cm de EPS grafite, obteremos um U (Coeficiente de transmissão térmica) de aproximadamente 0,26 W/m2.ºC. Na prática o EPS grafite permite obter o mesmo valor de U (Coeficiente de transmissão térmica) com menor espessura ou obter um U menor com a mesma espessura.
O EPS grafite ao ser utilizado em soluções de isolamento térmico pelo exterior ETICS importa ter alguns cuidados adicionais pelo facto de as placas de isolamento em EPS grafite absorverem mais radiação, significando temperaturas mais altas de superfície e na própria placa de isolamento.
O sombreamento assume especial importância durante a aplicação já que protege os materiais da incidência direta do sol, do vento e da chuva. Com a utilização de EPS com grafite torna-se ainda mais importante já que as placas de isolamento em grafite absorvem mais energia o que no processo de aplicação pode provocar comportamento anómalos.
Como alternativa ao EPS grafite “normal” existe a alternativa de utilizar uma placa de EPS com 2 camadas, sendo a camada exterior branca. Fica assim muito diminuída o inconveniente do EPS grafite normal no que diz respeito às temperaturas de superfície e do material, mantendo a placa de isolamento a mesma condutibilidade térmica de [λ] de 0,031 W/m.ºC.
Mesmo com a vantagem deste tipo de EPS não podemos deixar de continuar a aconselhar o sombreamento da obra durante a aplicação já que permite uma cura mais estável dos materiais do sistema ETICS.