A fixação mecânica em sistemas de isolamento térmico pelo exterior com buchas com prego plástico ou metálico, destina-se a complementar a colagem com a argamassa, contribuindo assim para prever determinados cenários onde a colagem com argamassa por si só não é suficiente para garantir a estabilidade e aderência das placas de isolamento.
A força de sucção do vento deve ser considerada além do próprio peso do sistema. As forças de tração provocadas pelo vento podem comprometer a colagem principalmente com o aumento de altura do edifício. O espaço existente entre as placas de isolamento e a base, pode tornar o sistema de isolamento particularmente vulnerável. A utilização de fixação mecânica neutraliza as forças de sucção do vento evitando assim situações de desprendimento do sistema da base.
Elevadas oscilações de humidade e temperatura podem provocar alterações volumétricas nas placas de isolamento térmico. Essas alterações afetam de forma significativa a ligação entre as placas de isolamento e base o que, ao longo do tempo, pode levar ao enfraquecimento da colagem, devido à formação de protuberâncias ou depressões nos painéis de isolamento.
- Localizar as buchas de fixação nas juntas dos painéis de isolamento, nos cantos e nas secções centrais das placas de isolamento é sempre a melhor garantia do bom desempenho do sistema ETICS ao longo da sua vida útil.
- A localização recomendada dos locais de fixação dos painéis de isolamento é exemplificada.
A escolha do tipo de fixação mecânica começa com a definição do tipo de base ao qual o sistema será fixo. A ETAG014 define 5 categorias de base para utilização da fixação mecânica.
Dependendo do sistema, as buchas de fixação podem ser usadas com pratos/rodelas/discos adicionais de forma a proporcionar uma melhor retenção pelo aumento da superfície de contato. A utilização de prato adicional é especialmente recomendada quando se utilização placas de isolamento de fibras minerais e tipo lamela.
Deverá ter em consideração os seguintes dados na escolha da bucha de fixação:
- A espessura do isolamento térmico (hd)
- A espessura da camada de colagem (ttol)(10mm)
- A espessura da camada de revestimento antigo, se existir (ttol2)(20mm)
- A profundidade de fixação dada pelo fabricante para o tipo de bucha (hnom)
A profundidade do furo (h0) deve ser maior do que o comprimento do furo (hnom) em aproximadamente 10mm.